Diversidade
Vieses Inconscientes: entenda o que são e como estão presentes nas empresas

23/02/2021 6703

Você sabia que o nosso inconsciente consegue agir sem que a gente perceba? O conjunto de ações que acontecem com cada um de nós de forma natural e não planejada, é uma ação do inconsciente. Como, por exemplo, “ir no automático” ao realizar alguma coisa. Mas isso é só a ponta do iceberg do que é o nosso inconsciente, que é formado por “diversas camadas” - algumas são mais aparentes e outras são bem mais “escondidas” e profundas. 

A verdade é que o inconsciente tem muito mais informações do que somos capazes de imaginar e acaba tendo mais efeitos em nosso dia a dia do que podemos perceber. Um desses efeitos é categorizado como os vieses inconscientes, que são mecanismos que o cérebro utiliza com base em nossas experiências e vivências, construindo pré-julgamentos e  estereótipos.

A soma do viés inconsciente com a construção social de estereótipos, acaba gerando diversas imagens consolidadas que resultam em vários preconceitos. Com isso, os vieses podem, inclusive, afetar a convivência nos ambientes de trabalho, interferindo no bem-estar e produtividade dos funcionários. Afinal, como as pessoas lidam com aquilo que elas julgam ser diferentes?

Existem cinco categorias de vieses cognitivas que são mais desenvolvidas e aparentes, o que as tornam mais fáceis de serem identificadas e trabalhadas no dia a dia. São elas: viés de afinidade, de percepção, confirmatório, efeito de halo ou auréola e o efeito de grupo. A ONU Mulheres realizou um estudo  que pontua como os vieses inconscientes prejudicam o convívio profissional, reforçam alguns estereótipos negativos dentro das empresas e entre os colegas de profissão e, ainda, atrasam conquistas sociais, como a equidade no setor de trabalho. Para evitar que essas características ocorram, é necessário entender o que são os vieses e como eles funcionam: 

1. Viés de afinidade

Diz respeito à tendência que temos de procurar pessoas próximas a nós para nos juntarmos. Por exemplo, no caso de processos seletivos de empresas, o mais comum é que um recrutador que não seja orientado a prezar pela diversidade contrate pessoas que se pareçam com as pessoas que já trabalham na empresa, mantendo um padrão homogêneo. 

2.Viés de percepção

Esse tipo de viés ocorre quando alguns estereótipos - seja de raça, gênero ou classe social - são reforçados por meio de ações de um grupo. Um exemplo cotidiano é que muitas pessoas ao cruzarem o caminho com um homem negro, escondem o celular por medo de serem assaltadas. 

3. Viés confirmatório

Ocorre quando damos preferência a olhar coisas com uma ótica que confirme nossos princípios. Por exemplo, ao olhar diversas notícias, tendemos a ler àquelas que mais estejam de acordo com o que acreditamos, para legitimar nossas ideias.

4. Efeito de halo/auréola

É a propensão de, após identificar uma característica positiva sobre uma pessoa, avaliar todo o resto das informações sobre ela de forma positiva. Por exemplo, quando brasileiros se encontram em outros países onde ambos são tratados como estrangeiros ocorre uma tendência natural a se verem de forma amigável por terem um local originário comum.

5. Efeito de grupo

O último viés que analisaremos é o denominado efeito de grupo, que ocorre quando uma pessoa de opinião divergente de seu grupo tende a mudar seu posicionamento para poder estar em concordância com o grupo. Muitas pegadinhas e experimentos sociais comprovam isso, mas recentemente (2021) também pudemos analisar essa questão na prática durante as últimas semanas do Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo, onde a maior parte da casa decidiu “atacar” um participante (Lucas Penteado), e mesmo aqueles que não concordavam com o tratamento dado ao participante, não se opuseram perante o grupo. 

Ao entender o conceito de vieses inconscientes é preciso identificar quais ações sua empresa pode adotar para evitar que eles se perpetuem constantemente. A Troca possui estratégias que visam desconstruir esses vieses e auxiliar os seus parceiros na construção de uma nova perspectiva profissional. Dessa forma é possível realizar uma mudança positiva  da cultura organizacional em que os colaboradores possam se sentir cada vez mais confortáveis em seu ambiente de trabalho e em que haja oportunidades empregatícias mais plurais para profissionais capacitados. 

Referências:

O inconsciente retém memórias que afetam nossas atitudes

O que é inconsciente na Psicanálise?

Unconscious Bias - Viés Inconsciente

Viés inconsciente: como você lida com o que é diferente de você?

Vieses inconscientes, equidade de gênero e o mundo corporativo

Compartilhe

Comente essa publicação

Receba Materiais Exclusivos

Se inscreva aqui embaixo e irá receber diversos materiais sobre diversidade, inclusão e muito mais!

//Últimas publicações

Baixe agora o guia do
Censo de diversidade